Foto: Nathália Schneider (Diário)
Tem início, nesta segunda-feira (13), o período de inscrições para pré-matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2024. A etapa, que segue até 1º de dezembro, deve ser realizada diretamente pelo site da Secretaria da Educação, na página inicial, clicando na aba Matrículas e selecionando o nível de ensino de interesse.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas escolas estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino, com 75% ou mais de frequência, a rematrícula ocorre de forma automática, no período de 20 a 30 de novembro. Caso haja interesse em mudar de escola, deve-se ficar atento à segunda etapa da pré-matrícula, pois, nesse caso, será uma transferência.
As inscrições, nesse primeiro momento, contemplam os ingressos para o 1º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, aproveitamento de estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio, concomitante ou subsequente.
Segundo o titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), José Luis Eggres, a inscrição dentro do prazo é fundamental para garantir a vaga:
– Precisamos que as famílias façam a inscrição para se ter o quantitativo de alunos inscritos, para fazer a análise de designação por zoneamento, organizar turmas e saber quantos alunos ingressam na rede. Enfim, para garantir a vaga na área de preferência e para auxiliar no planejamento das turmas e escolas.
Designações
A partir de 29 de dezembro, ocorrerão as designações dos estudantes para as escolas pretendidas. Nessa etapa, os responsáveis pelos alunos receberão todas as informações pelo e-mail cadastrado no sistema ou poderão realizar a consulta no site da Seduc.
Os critérios para designação de escola priorizam a proximidade da residência do estudante com a unidade escolar, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida.
Já no período de 4 a 17 de janeiro de 2024, o candidato e seus responsáveis precisarão confirmar a matrícula de forma presencial na escola para a qual foi designado, apresentando a documentação necessária para confirmar a vaga.
Para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, é recomendado apresentar, também, o Cartão Nacional de Saúde (CNS), o Número de Identificação Social (NIS) e o atestado (carteira de vacinação). Vale ressaltar que o requisito para ingresso é ter, no mínimo, seis anos completos até 31 de março de 2024.
Entre 4 e 17 de janeiro, os estudantes que perderam o prazo para se inscrever na rede estadual terão uma segunda data para fazer a pré-matrícula. Será no mesmo período dos pedidos de transferência e dos interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Documentação
As inscrições e transferências on-line somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:
- CPF e Certidão de Nascimento ou RG do estudante
- CPF e documentos do responsável
- Comprovante de residência
- Para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, também é necessário apresentar CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado (carteira) de vacinação
Cronograma
13 de novembro a 1º de janeiro
- Etapa - Inscrições para alunos novos (pré-matrícula)
- Público – Alunos que buscam ingressar na rede estadual para o 1º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio e educação profissional
20 a 30 de novembro
- Etapa – Rematrícula automática
- Público – Todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas escolas estaduais que tiverem, no mínimo, 75% de frequência
29 de dezembro
- Etapa – Designações das inscrições para pré-matrícula
- Público – Todos que se inscreveram no período de 13 de novembro a 1º de dezembro
4 a 17 de janeiro
- Etapa - Efetivação da matrícula de forma presencial
- Público – Todos os que se inscreveram de 13 de novembro a 1º de dezembro, diretamente nas escolas designadas
- Etapa – Solicitação de transferência
- Público – Todos os que desejarem transferência entre escolas estaduais ou que estejam matriculados em outras redes de ensino e que desejam ingressar na rede pública estadual